Justiça para o Tiago

TIAGO – CARTA FORMAL

Queridos amigos,

Alguns já saberão o Tiago foi, juntamente com a mulher e os dois filhos (Tomás, 9 anos e Mathias, 8 anos) detido em Díli, Timor Leste, no dia 18 de Outubro de 2014, sem qualquer acusação formal.

A mulher, Fong Fong Chan e os 2 filhos foram libertados 8 horas depois, tendo-lhes sido retirados todos os documentos (incluindo cartões de saúde), telefones e demais pertences.

O Tiago está na prisão de Bécora, em Díli e a mulher proibida de se ausentar do país com um TIR (Termo de Identidade e Residência).

Os dois filhos estão actualmente a morar com os avós paternos em Portugal, onde frequentam a escola portuguesa.

Até à data não lhe foi imputada qualquer acusação formal, encontrando-se o Tiago preso numa cela juntamente com outros presos, em débeis condições de higiene (sem água canalizada, sem cama nem sequer um colchão. Há quase 5 meses dorme no chão).

Esta prisão preventiva, sem acusação, pode prolongar-se por anos e a lei timorense, com toda a sua fragilidade neste tão jovem país, permite que isto aconteça.

Aconselhados pelos advogados e acreditando na justiça e que tudo se resolveria com brevidade, visto o Tiago não ter cometido qualquer crime, pouco fizemos para tornar do conhecimento público esta causa que se tornou humanitária. Ao fim de quase 5 meses damo-nos conta de que nada mudou e de que se nada for feito, o Tiago permanecerá encarcerado indefinidamente, esquecido, inocente, e a sua mulher, Fong Fong, continuará impossibilitada de sair do país. Os filhos sentem muito a ausência dos pais e anseiam para que ambos regressem a casa.

Venho então pedir-vos que nos unamos no sentido de cada um de nós elaborar uma CARTA FORMAL, identificada e assinada, enviada para os endereços de email indicados. Nesta carta devemos mostrar a nossa indignação, pedir que seja feita justiça com celeridade e que finalmente libertem o Tiago e a mulher para que possam voltar para casa.

Quantos mais formos, mais forte será esta corrente que chamará a atenção das entidades nacionais e internacionais, consciencializando-as para a enormidade que está a acontecer a um cidadão honesto, pai de família, cuja liberdade lhe foi retirada sem qualquer justificação jurídica, destruindo uma família, uma carreira e enraizando memórias de tristeza, angústia e medo que jamais se apagarão.

Este homem tem o direito à justiça. Este homem tem o direito a ter de volta a sua brilhante vida profissional. Este pai e esta mãe têm o direito de verem os seus filhos crescer. Estas crianças têm o direito a uma educação e a memórias felizes com os seus pais.

E nós, a chance de ajudar.

Esta onda de solidariedade pretende dar a conhecer às autoridades as preocupações dos cidadãos sobre a justiça em Timor-Leste, assim como a expectativa que temos de que a justiça timorense seja adequada, proporcional e célere, levando ao encerramento de tão lamentável processo.

Nesta carta formal deve constar:

1- O vosso NOME, ASSINATURA e PROFISSÃO.

2- A vossa opinião sobre o Tiago, ou sobre o casal (Tiago e Fong Fong. Algo como um testemunho sobre o seu carácter)

– Expressar a sua grande preocupação pelo que se está a passar, explicar que acredita na inocência de ambos,

– Que se sente preocupado e desiludido com a instabilidade do ambiente político em Timor Leste, (uma sugestão)

Uma sugestão pode ser terminar por dizer que está a ser cometida uma injustiça com um cidadão honesto e de bem, que este cenário chama negativamente à atenção internacional para Timor Leste e que deseja ver o Tiago Guerra (e a mulher, Fong Fong Guerra) libertado.

Escreva da forma que lhe for mais confortável na sua intenção de ajudar. Quaisquer que sejam os seus motivos, antecipadamente lhe agradecemos a amizade e o tempo que dispôs para o fazer.

3- Pode enviar um simples email, no entanto, seria mais eficaz se redigisse uma carta formal no computador, a assinasse, digitalizasse e a anexasse ao email que enviar para os seguintes endereços:

Ao redigir a carta formal, enderece-a ao ex Primeiro Ministro (Xanana Gusmão), ao actual Primeiro Ministro (Rui Maria de Araújo) ou ao Ministro da Presidência do Conselho de Ministros (Agio Pereira).

Aqui envio uma carta (topo da pagina)  modelo escrita no Word, endereçada ao Primeiro Ministro timorense. Se preferir pode usa-la como base, alterando-a para o seu nome, profissão e um ou outro parágrafo que queira acrescentar ou modificar. E claro, não se esqueça de a ASSINAR no fim. 🙂

4- Envie uma cópia oculta (Cco ou Bcc) para mim (justicefortiago@gmail.com) para que tenhamos controlo sobre o que está a ser feito. Isto é importante.

Seguindo estas instruções, garantimos que a sua carta/email chegará à pessoa CERTA.

Esta foi uma ideia do próprio Tiago; uma corrente do bem que só aumenta e vai fazendo pressão para que a justiça seja feita. Ele pede-vos que falem com os vossos familiares e amigos e que todos quanto possam, escrevam para os 3 endereços fornecidos no ponto 3, manifestando surpresa, repúdio, indignação, cada um saberá o que escrever.

A cada carta/email escrita nos próximos dias, semanas, meses, vai aumentando a pilha de pedidos em cima das mesas de trabalho/secretárias do governo de Timor.

Desde já, antecipadamente agradeço a sua ajuda e amizade. Juntos pelo Tiago.

Nós, a família, estamos-lhe gratos.

Bem haja!

12 thoughts on “Justiça para o Tiago

  1. Sergio Silva says:

    i met Tiago and his family in several social events, he seems to be as honest and hard working person
    The government of East Timor should know better that they should not detained some one without clear evidence.
    The legal system should conclude any legal process immediately
    I am here by requesting justice for Tiago.

    Sergio Silva

    Like

  2. Sergio Silva says:

    i met Tiago and his family in several social events, he seems to be as honest and hard working individual, a family man
    The government of East Timor should know better, they should not put Tiago in Gail if there are not clear evidences against him.
    The legal system should conclude any legal process immediately
    I am here asking TL government to review his case
    I asking for justice for Tiago.

    Sergio Silva

    Like

  3. Marta Nixdorf says:

    Tiago, Tammy (Fong Fong), Tomás and Mathias live in my heat. I met them at a friend’s house in São Paulo, Brazil, and, some days after, Fong Fong, Tiago’s wife, was teaching mandarim to my little daughter. We became close friends.
    I believe that what is happening nowadays is a mistake made without any idea about the consequences.
    Tiago was born in a traditional portuguese family. He studied, built a career, stablished a family.
    He went to Timor Leste for a job.
    To keepTiago in prison without any trial meanwhile his family gets day by day destroied, seems to be an arbitrial act against the society as a whole.

    Marta Nixdorf, Brasil

    Like

  4. Leticia Lopez-Salazar says:

    Me parece que la Justicia en Timor no es muy correcto, ruego que a la mayor brevedad posible solucionen el problema ya que me parece que Tiago Guerra sin haber sido imputado esté metido ya cinco meses en la carcel, ¡¡¡¡PIDO JUSTICIA!!!!!!

    Like

  5. Manuel Bernardo says:

    Manuel Bernardo

    Cronologia

    Recente

    Estado
    Foto ou vídeo
    Evento da vida
    .

    .

    Estado
    Foto ou vídeo
    Evento da vida

    Em que estás a pensar?

    .

    Feed de notícias

    Manuel Bernardo

    3 min ·

    .

    A VERGONHA FEITA PELOS ACTUAIS GOVERNANTES DE TIMOR-LESTE CONTINUA, MESMO DEPOIS DA SAÍDA DE XANANA GUSMÃO. ESTÁ-LHES NA MASSA DO SANGUE. RECORDO OS CRIMES CONTRA A HUMANIDADE PRATICADOS PELOS DIRIGENTES DA FRETILIN EM 1975: FUZILAMENTOS CLANDESTINOS DE DEZENAS DE PRESOS, INCLUINDO O EX-COMANDANTE DA PSP, T.COR. MAGGIOLO GOUVEIA E O EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE DILI. TENHAM VERGONHA E PRATIQUEM UM JUSTIÇA DIGNA DOS PAÍSES CIVILIZADOS

    Liked by 1 person

  6. Maria Ermelinda Sequeira Paixão says:

    This is so terrible, so absurd, so cruel, so devastator, so inhuman that we all need to act together
    to stop it. I am not prepared to put a signing petition on the internet. I ask someone who knows how
    to make it to start and put it to run. We then could with a clic help the situation and send it to all of
    our address lists and in a short time get a large amount of people involved. Then we could contact
    AVAST to address it to the world. I think that only with massive participation this can be solved.
    While I wait that someone starts a petition I am doing all that is being requested now. Ermelinda Paixão BI 1209050.

    Like

  7. Rejane Arzua says:

    O Thiago é um pai de família e não pode ser mantido preso sem Nenhuma acusação formal. Isto é absurdo, desumano e inaceitável. A justiça deve nos proteger e não nos prender sem motivos reais. O Thiago tem o direito de ser solto imediatamente pois já se passaram 6 meses e nada foi feito por ele.

    Like

Leave a comment